14 CRÓNICA O Vespertino de Reading 2 de Setembro de 2004

Irlanda V - Gap of Dunloe

Com a quantidade de quilómetros que fiz na quarta-feira, 25 de Agosto de 2004 [O Vespertino de Reading (13)] até me esqueci da belas praias de Connemara. Onde ficámos em Gurteen, Roundstone havia duas baías (Gurteen Bay e Dogs Bay) de areia branca e águas transparentes como naquelas fotografias das Caraíbas, a diferença é que não eram coqueiros que estavam junto à praia, mas relva da mais verde e ovelhas das mais brancas. Ah! Também havia um cemitério. E um vento frio...

Gap of Dunloe - Fotografia de Cláudia Fernandes

[Sexta-feira, 27 de Agosto de 2004 – 10:10] Flemming's White Bridge, Killarney

"Começo a ficar farto de chuva. Não é que esteja sempre a chover, mas chove todos os dias. Começo a ficar farto da Irlanda campestre, das ovelhas e das vacas. Começo a ficar farto de conduzir nas estradas estreitas, esburacadas e cheias de lombas da Irlanda.

Vou tomar banho e tomar o pequeno-almoço para ver se me passa o mau humor. A Irlanda, assim como a Espanha e a Bélgica, foram dos poucos países onde paguei para tomar banho. Existe uma maquineta onde se coloca um euro ou uma ficha de matraquilhos (que se compra na recepção por um euro) e tem-se direito a 4 minutos de água quente. Sempre é melhor que água fria à borla em França ou não haver sequer chuveiros como nos Estados Unidos. Nada como a Finlândia onde até a sauna estava incluída no preço."

Pouca gente entende porque acampamos, mas acampar pode ser a melhor maneira de se visitar um país principalmente se se procura o contacto com a natureza. A Finlândia é com certeza o melhor exemplo de que acampar é a melhor opção e quando se acampa junto a um lago e da porta se vê a lua reflectida nas suas águas, vale muito mais que se meter num quarto escuro sem janelas numa pensão qualquer. Claro que há os hotéis com vista sobre a marina, mas isso é a outro nível. Acampar nos Estados Unidos também foi bom, mas na Irlanda os parques são muito expostos. Há pouca vegetação e muito vento. E acampar numa cidade é sempre mau, mesmo em Helsínquia que foi sofrível.

[18:40] Kate Kearney's Cottage, Gap of Dunloe. Killarney

"Depois da tempestade vem a bonança, afinal, aqui como em todo o lado. Hoje o sol brilhou o dia todo e apesar da temperatura ter baixado o tempo permitiu ver o Killarney National Park.

Neste momento acabámos de atravessar a Gap of Dunloe e estamos bastante agradados. Pena que não o tenhamos feito de bicicleta e apanhado o barco para atravessar os lagos. Mas lembrámo-nos tarde demais porque passámos a manhã nas compras na cidade (onde não comprámos nada).

Cheiramos a bosta de cabra. Bebemos uma half-pint de Guinness e esperamos um Cream Seafood Chowder (o mesmo que comemos ontem em Dingle).

As semelhanças com os Estados Unidos são gritantes. Desde que cheguei às ilhas britânicas e percorro o mundo rural percebo quem construiu a América, como dizem os U2 'These are the hands that built America'."

As semelhanças com os estados unidos vão desde as casas, os passeios, as estradas, os sinais e até (no caso da Irlanda) o facto de só se poder transportar vinho e cerveja em sacos de papel. Apesar de se poder beber cerveja nas esplanadas a venda de cerveja só é autorizada em estabelecimentos especiais, ao contrário do vinho que se encontra em qualquer cornershop. Até na hipocrisia há semelhanças.

[21:55] Flemming's White Bridge, Killarney

"Tentámos marcar um hotel em Dublin. Mas como seria de esperar está tudo cheio. Concerto da Madonna e fim-de-semana prolongado em Inglaterra e pronto já não se encontra onde dormir.

Aproveitei para dar uma vista de olhos ao meu mail e recebi uma enorme quantidade de parabéns pelo meu aniversário. Fico feliz porque os meus amigos se lembram de mim (mas eu também faço tudo para que não se esqueçam) e os que não sabem em que dia faço anos não se preocupem que têm outras oportunidades para me telefonarem ou escreverem.

Não me apetece escrever hoje. Eu depois completo isto quando voltar e passar isto a Crónica.

Obrigado a todos!"

Ainda não consegui responder a toda a gente que me escreveu a dar os parabéns, desculpem-me aqueles que ainda não o fiz, mas obrigado desde já.

[22:55] Flemming's White Bridge, Killarney

"Is it better to try and fail, then to never try at all and spend the rest of your life wondering what would've happened if you had? – Ted Mckeever"

Killarney National Park - Fotografia de Cláudia Fernandes Muckross Abbey - Fotografia de Cláudia Fernandes


Índice: Capa
Mapas da Viagem : Irlanda Mapas 1
Próxima Crónica: Crónica 15