C78 SEGUNDA-FEIRA, 8 DE MAIO DE 2000
Um barco à vela - Fotografia de Rui Gonçalves

Domingo, 30 de Abril de 2000

Eu e o Tiago Sacchetti acordámos cedo, pois íamos velejar com o Ken e mais um tal de Brian, e mais alguém. O Tiago é cá dos meus, em 15 minutos estávamos a sair de casa para ir tomar o pequeno-almoço, antes que a camioneta, para Sausalito, chegasse.

Fomos a uma confeitaria, ou coisa parecida, com Muffins, Bagels e Donuts, e sentámo-nos a beber o café e um bolo, quando vimos a camioneta passar. O Tiago ainda correu, mas o camelo do motorista simplesmente não foi amigo... Acabámos de tomar o pequeno-almoço.

Apanhámos a próxima camioneta, que não parava mesmo no centro de Sausalito, mas sim na 101, no cimo da encosta, o que significava que ainda tínhamos que andar, mas era a descer e nós estávamos com tempo... Ainda parámos para comprar as habituais cervejas e mesmo assim chegámos primeiro que o Brian.

O Brian não se parecia nada com o Buian do filme dos Monty Python... Este tinha cabelo encaracolado, escuro e pelos ombros, usava dois brincos no mesmo furo e era um tipo porreiro. O outro passageiro era a mulher do Brian, uma típica mulher de meia idade, a dar a impressão de não dever muito à inteligência, mas o Brian também não.

Lá partimos, para o dia de abertura da baía. Já tínhamos falhado a benção dos barcos, mas estava um ventinho excelente para o velejo. A baía estava cheia de barcos de todos os tamanhos e feitios... Até um Navio escola Indonésio, de três mastros e cheio de miúdos a tocar tambores. Eu e o Tiago ainda sugerimos fazer uma abordagem e fazer valer o nosso poderio. Mas este não era muito num veleiro de um só mastro e então rumámos à Golden Gate de mansinho, como se nem sequer soubéssemos quem eles eram.

Passámos a Golden Gate e fomos para o mar. Eu estava a ficar um bocado enjoado. Comi muito à pressa e a ondulação estava forte. O Tiago foi para a proa do Bliss (acho que nunca disse o nome do veleiro do Ken) e eu estive lá na frente na conversa, a fixar o horizonte e a curtir as ondas de metro e meio, até que o enjoo se foi.

Estávamos mesmo já fora da boca da Golden Gate, e só se viam alforrecas a boiar na água. Virámos de maneira que o vento só nos levava devagar e estávamos ali a passear devagarinho. Já conseguíamos ver a Ocean Beach, o Golden Gate Park e a Cliff House... E ali fomos ficando durante quase uma hora, sem dar conta que o tempo passava.

Voltámos em direcção à Golden Gate, mas sempre quase de frente ao vento e portanto muito devagar. Tão devagar que as ondas ultrapassavam-nos... Uma sensação esquisita e difícil de controlar quando se está ao leme e se quer ir a direito.

Demorámos sem exagero, mais de uma hora, ali na conversa e a navegar em direcção à Golden Gate. Eu estava ao leme e quase que adormecia... Dei o leme ao Tiago e fui-me sentar numa cadeira da borda falsa a dormitar, tal era o baloiçar do berço. O Ken veio-me perguntar se estava bem, porque parecia muito relaxado... Respondi-lhe que estava mesmo bem e relaxado... Que bem que se estava ali...

Quando voltámos a entrar na baía já não estavam lá nem metade dos veleiros que tínhamos visto da primeira vez. O que até era bom para treinar umas manobras... O que nos fez perder muito tempo na última regata.

Rumámos à primeira marca da regata, a que marcava a partida e chegada. O Ken no leme, eu na giba e o Tiago na vela principal. À ordem de comando do Ken, o Tiago puxava a vela principal até meio do barco e largava para ela voltar à posição contrária a de partida, enquanto eu puxava a giba de bombordo para estibordo. Lindo!!! Eu não consegui ver a manobra, porque estava dentro do veleiro e ocupado, mas dava para ver nas marcas na água que a viragem tinha sido rápida... Deixámos rasto. Voltámos a repetir, e fizemos melhor... Ao fim de cinco tentativas estávamos uns verdadeiros prós...

Mas ainda era cedo. E a vontade de ir trabalhar era pouca... Lembram-se que eu ia trabalhar no Domingo? Pois é... Numa véspera do dia do trabalhador e domingo, eu ia trabalhar... Depois digam que é só rosas.

Assim, fomos ainda dar uma volta até à Angel Island... E por fim, voltámos para Sausalito. Arrumámos tudo... Eu, o Tiago e o Ken, porque o Brian e esposa, nem mexeram uma palha... Como quase durante o passeio todo... Mas pronto, só goza quem faz alguma coisa, é a minha opinião.

O Brian e esposa foram-se e eu fui levar o Tiago à camioneta enquanto o Ken dava um banho ao Bliss, para lhe tirar o sal das ondas que lhe entraram pela proa adentro. Eu e o Tiago parecíamos uns pimentos. Estava habituado a ir velejar à tarde, mas desta vez saímos às 10h30m da manhã e andámos até quase às 5h da tarde, sem protector solar... Estávamos vermelhos que nem uns tomates.

Quando voltei ao Bliss, o Ken estava pronto e fomos para o escritório. E também estava queimado...

Quando chegámos ao escritório é que vi o estado em que estava a minha cara. Principalmente a testa. Todos que me viram perguntavam o que é que eu estava ali a fazer e porque é que estava queimado...

O pessoal do desenvolvimento foi saindo e fui fazer os teste de aceitação à nova versão do VisConcept. Digamos que tentei pôr um carro a andar e não consegui. Apliquei um movimento rotacional, em torno do eixo do xis, às rodas, seguido de um movimento translacional, no sentido contrário ao eixo dos zês, ao conjunto completo do modelo do automóvel. Quando resolvi ver a apresentação virtual do movimento do carro... O carro andava na direcção certa, mas as rodas ficavam a rodar sobre um eixo diferente dos xis no ponto inicial da trajectória... Chamei o Ken e mostrei-lhe. Ele já se estava a passar, porque a apresentação dele estava a dar resultados imprevisíveis.

Ele encomendou comida chinesa, jantámos às 6h30m da tarde... Depois de eu ter lanchado às 5h30m. Estes americanos não existem, e até mesmo o Ken que é de descendência portuguesa não aprendeu muito com os nossos hábitos.

Ali ficámos a tentar dar cabo da coisa ainda mais até quase às 10h da noite, hora em que o Ken desistiu e se passou.

Pedi-lhe para me dar boleia até São Francisco, pelo menos até uma paragem do Muni, porque ele ainda tinha que ir fazer a mala para ir para Ames no Iowa, a sede da empresa.

Eu tinha combinado com o resto da malta encontrar-me com eles num restaurante chamado Cus Cus (segundo o Jaime) em Valencia com a 16th. Lá consegui chegar, mas Cus Cus, só na cabecinha do Jaime... Dei duas voltas ao quarteirão à procura dos Cus Cus... E nada.

Até que vi um restaurante de crepes chamado Ti-Cus... Era onde eles estavam.

O Tiago Sacchetti estava um verdadeiro pimento... Feito eu!!!

Comi os restos dos crepes do pessoal, que não tinha fome e ainda me deliciei com um belo crepe de chocolate branco... Que fim de um domingo de trabalho fantástico. Está bem, só trabalhei 5 horas, e velejei outras tantas, mas... Domingo é domingo. E embora eu não me importe nada de trabalhar nestas ocasiões, custa sempre.

Saímos dali e fomos para casa da RM&P. O Tiago Sanches e o Nuno foram para Mountain View, o Jaime para Modesto, e eu fiquei em casa da RM&P com o Tiago Sacchetti, que decidiu ver mais um bocado da cidade no dia seguinte... Sob minha orientação, porque eu pedi a primeira parte da manhã.