QUARTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2000 C69
Pássaros em Stinson Beach - Fotografia de Rui Gonçalves

Na crónica de ontem esqueci-me de vos contar, que quando íamos de Haight para casa da RM&P fomos apanhados no meio de uma manifestação contra o banco mundial e o FMI. Mas isso não tinha nada de especial, não fosse o facto de haver mais polícia a fazer a segurança da manifestação que pessoas na mesma. É impressionante que no país, dito com liberdade de expressão, as pessoas quando fazem manifestações sejam pressionadas desta maneira e sejam confinadas ao seu espaço por uma quantidade tão grande de polícia. Mas pronto, isto é a América e vale tudo...

Terça-feira, 18 de Abril de 2000

A Cláudia voltou a acordar cedo e voltei a acordar com a telha. É pena que seja assim, quando ela está cá, mas que hei-de eu fazer. Tentar sorrir e ir trabalhar.

Fui no carro da Mariana para o escritório. O dia passou... Não querem que vos conte as histórias de um normal dia de trabalho, pois não?

Às 5h saí e fui buscar a Cláudia a Corte Madera. Tinha passado o dia nas compras, nos centros comerciais da zona, mas sem muito dinheiro é difícil comprar muita coisa. Mas sempre se divertiu a passear e ver montras.

Rumámos no bólide da Mariana. Um verdadeiro carro, com motor e quatro rodas. Um Golf GTI com 75 mil milhas marcadas no contador, que não funciona, pelo que deve ter muito mais. Tem caixa de velocidades, o que é um luxo, para mim. Mas o normal dispositivo que não permite meter a marcha atrás sem intenção, não funciona e a mesma é mesmo ao lado da primeira, pelo que tem que se ter muito cuidado. Por acaso nunca troquei e nos últimos dias já conseguia meter a primeira sem esforço. Mas o melhor do carro era ser vermelho ferrari... Além de não ter o smog test feito (aqui na Califórnia pode-se ter o carro mais podre possível, mas não pode deitar fumo) e não ter selo. Mas nada de grave.. A malta nem sabe as leis rodoviárias locais.

Mas dizia eu que rumámos a Stinson Beach, mas queria antes subir ao Mt.. Tamalpais. Assim, fomos ao topo da maior montanha da zona que tem apenas e cerca de 770 metros de altura mas que na zona da baía é qualquer coisa.

A estrada é sinuosa. Muito sinuosa. Mas a vista de lá de cima compensa qualquer sacrifício. Assim que começámos a entrar na montanha a vista melhorava. De um lado o verde a perder de vista com o azul do Pacífico ao fundo, do outro a baía. Atrás São Francisco e à frente os três picos da montanha. Passámos o primeiro pico (o pico oeste) que tem um observatório e continuámos. Passámos o segundo pico (o pico do meio) onde estão umas antenas e continuamos. E finalmente chegámos ao terceiro pico (o pico leste) e o maior, que tem um posto de observação de incêndios.

O parque de estacionamento é pago. $5 por um estacionamento? Vão roubar para a estrada. Mas era suposto ser um pagamento voluntário. Do género de se preencher um envelope, enfiar lá $5 e metê-lo na caixa... Estes tipos!!! Vai lá um tipo perceber isto... Mas alguém em Portugal pagava algo voluntariamente? Eu fiz o mesmo... Não me voluntariei...

Existem centenas de caminhos no monte, para caminhadas e BTT, mas no pico existe um que dá a volta completa ao morro. E fomos dar a volta e ver as vistas de todos os pontos da montanha. A seguir ao Porto, esta é a melhor vista que se pode ter de uma cidade, fora dela. Ainda por cima como tinha chovido na véspera o céu estava limpo e não havia o nevoeiro do costume... Lindo!!!

Descemos... Mas enganamo-nos na cortada e fomos por uma estrada que segue os montes quase até Bolinas, junto a Stinson Beach. Mas em vez de virarmos a Stinson Beach, voltámos a enganar-nos e fomos para Fairfax que fica do lado da baía (a leste dos montes que separam a baía do mar). Mas não se perdeu nada, porque fomos visitar as vilas da região.

Parámos em San Anselmo e demos um passeio junto ao Creek (ribeiro). San Anselmo tem um centro muito agradável e fomos ficando a passear, até que a fome era maior que a vontade de ir para casa e resolvemos jantar por ali.

Encontrámos um japonês interessante e como já não comíamos num japonês desde a nossa lua de mel, resolvemos matar saudades. E ter um jantar mais romântico.

O restaurante para além de bastante acolhedor era bom. Comemos Sushi e Tariaky, e duas Saphoro... Maravilha! Dou muito mais bem gasto o dinheiro quando como bem e nem tenho remorsos de gastar mais um bocado quando estou com a Cláudia. Gostava de poder dar mais, mas num estágio nunca se fica rico, principalmente num estágio em Marin County e com o dólar a subir todos os dias (já subiu 17$00 por dólar desde que cheguei, 8,5%).

Quando entrámos no carro a Cláudia já dormia em pé...

Eu aproveitei para me deitar mais cedo, para ver se não acordava com a telha no dia seguinte.