C66 TERÇA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2000
Princesa Del Mar - Fotografia de Rui Gonçalves

Acho que as crónicas nunca tiveram tão atrasadas como agora. Estou com 11 dias de atraso mas o Predictor não acusa nada, pelo que não é desta que vão ver um homem grávido.

Se para uns é indiferente e até estão a gozar umas férias da Páscoa prolongadas por causa do 25 de Abril... Aparentemente para alguns é um divertimento...

Que me desculpem aqueles que ainda lêem as minhas crónicas e que querem ler. Mas não vou acelerar as coisas e escrever qualquer coisa. Não tenho andado muito bem disposto, e nem com muito tempo. Com a Cláudia cá o tempo disponível para vocês diminuiu drasticamente, mas acho que me compreendem. Por outro lado as coisas para escrever aumentaram exponencialmente. Vamos a ver se ponho isto mais em dia, antes que venha o Tiago Sacchetti...

Mas voltemos ao show...

Sábado, 15 de Abril de 2000

Acordámos com o telefonema do João. O que já se torna um costume em casa da RM&P. Ele veio ter connosco e fomos tomar café ao Starbuck's. Mais um costume de fim de semana.

Mas como já era quase meio dia, decidimos ir almoçar ao MacDonalds (outro costume) em vez de tomarmos o pequeno almoço. Assim, e para quebrar os costumes fomos ao Burguer King. Bem, como sabem a diferença não é muito grande e aliás são um ao lado do outro.

Depois, voltámos ao Starbuck's (como de costume) e sentámo-nos nas poltronas junto ao piano e ficámos ali na conversa. Sem muito para fazer e aproveitando o facto de estar fresco lá fora... Só faltava uma lareira.

Eu e o João, fomo-nos embora, porque íamos velejar com o Ken, o Carlos, a Mariana e o Jaime. Descemos a Market até ao Ferry Building, mas como estávamos adiantados resolvemos dar umas voltas pela fonte em Embarcadero. É uma estrutura algo grande com formas geométricas sem qualquer padrão de repetição e que deita água por diferentes pontos a diferentes alturas. Pode-se passar por debaixo e apreciar o efeitos que águas faz... Muito engenhoso e bonito.

Quando chegámos ao Ferry Building já lá estava o Carlos, o Jaime e a Marina. E aí aconteceu a primeira estupidez... Alguém quis me pagar os bilhetes e eu achei que devia de dar os bilhetes para voltar. Fi-lo nas calmas, até que me apercebi do erro... Estava ali à frente do cobrador a fazer o que não era o mais legal, porque era suposto termos bilhetes de diferentes cadernetas... Azar, ela viu e não podemos apanhar o ferry. Eu perdi um bilhete e mais, fiquei chateado com o meu erro... Que estupidez. Ainda por cima suponho que a mulher era a que me sugeriu fazer aquilo da primeira vez. Espero não ter ficado marcado.

Mas o que vale é que o Jaime tinha ali a carrinha e fomos para Sausalito. Aí chegados, a Mariana e o Jaime resolveram almoçar e os outros fomos petiscar no almoço deles... Umas amêijoas e uma cervejinha numa esplanada com vista sobre a cidade é sempre algo com um sabor muito ao meu gosto.

Depois do café na tasca dos iranianos do costume e depois de compradas as cervejas fomos para a marina, onde o Ken tem o veleiro... Mas o Ken ainda não estava.

Ele tinha ido a uma regata a Oakland ou coisa parecida, por isso adiou a partida para as 5h da tarde (normalmente é as 2h), mas pelos vistos apanhou trânsito e ainda não tinha chegado. Também isso não foi problema, porque nos sentámos no cais e abrimos umas cervejas. Ali ficámos na conversa até o Ken chegar... Meia horita atrasado.

Despachámos as amarras e subimos as velas. Todos trabalharam, excepção feita à Mariana que ainda estava ressentida das quedas da semana passada e tinha uma mão inchada. O Jaime mostrava algum receio nos atributos de marinheiro do Ken e na capacidade do barco... Digamos que lhe passou quando o lhe foram dadas instruções para controlar a travessa da vela principal.

Rumámos para debaixo da ponte ao pôr do sol e andámos ali nas manobras normais para apanhar vento e velejar durante duas horas e qualquer coisa. Quando voltámos a Sausalito já era quase noite.

Ficámos na conversa com o Ken até repararmos que eram quase 9h da noite, que não tínhamos jantado e que ele estava quase a dormir.

Quando chegámos a San Francisco, o resto da malta ainda não tinha jantado também. Mas não conseguimos chegar a um consenso onde jantar, antes do Jaime e a Mariana irem para casa... Mas como seria de esperar fomos ao tailandês do costume.

À noite alugou-se o filme "Thomas Crown Affair" e eu estava a dormir mesmo antes do primeiro quadro ter sido roubado. Vestido, no chão com o saco cama aberto por cima...