C2 SEXTA-FEIRA, 14 DE JANEIRO DE 2000
Impeach Clinton - Fotografia de Rui Gonçalves

Quinta-feira, 13 de Janeiro de 2000 (Cont.)

Depois de vos ter escrito ontem, estive aqui no escritório a acabar um trabalho para o ICEP (o APD, para quem sabe...), mas não acabei...

No entretanto o meu chefe, Ken Pimentel, disse-me para eu ficar cá até às 15h porque vinha cá uma tipa dos Rec. Humanos e queria me apresentar e falar se era possível a empresa contribuir com alguma coisa para a minha estadia nesta terra... uma vez que eu até vou trabalhar para eles, a fazer o que ninguém quer fazer... mais ou menos como todos os emigrantes portugueses.

Mas, a tipa não veio, o meu chefe não me disse nada porque estava numa videoconferência e eu acabei por não ir ao banco abrir a conta... mas sai daqui por volta das 18h para apanhar o ferry das 7h20m em Sausalito para SF, que por acaso era o último transporte que eu tinha para a outra margem, para além dos meus pés que até nem deviam de aguentar a caminhada e o taxi que não devia de ser aguentado pela minha carteira... mas ainda consegui chegar a tempo.

Entrei no ferry, uma caranguejola de três andares, povoado por uns seres doutro planeta que consistiam, num condutor que parecia um frigorifico daqueles de duas portas, que eu nem sei como é que ele cabia na cabina do barco; um marinheiro, género frigorifico também, mas de uma porta só e baixinho que rosnava qualquer coisa que eu não percebia entre duas mascadas; uma loira cobradora que falava pelo nariz, era feia que nem um bode e calcava umas lindas botas bordeaux por fora das calças; uma velha que servia no bar do ferry, e que me perguntou donde é que eu era, e quando eu disse que era de Portugal, disse-me que não falava português... era de admirar, ele quase nem inglês fala; depois haviam mais dois marinheiros que aparentemente eram normais, apesar de terem uma atitude de Van Damme, com as mãos atrás das costas e com um ar de maus; haviam ainda mais dois passageiros, os dois de bicicleta... e um deles não batia bem da caixa e tinha uma daquelas bicicletas tipo Harley em que se vai quase deitado com os pés por baixo do guiador... mas chegamos bem... é o que conta.

E a viagem foi extraordinária... hoje quero ver se ainda a faço de dia, para comparar, mas também tenho tanto tempo...

O barco saiu e ao fundo vê-se SF iluminado pelas luzes das ruas e prédios... fantástico. Passamos à esquerda de Alcatraz e à direita da Golden Gate... de noite... eu vinha no último piso sozinho, ao frio, mas a vista compensava qualquer coisa... qualquer coisa, não... porque a Cláudia não estava comigo!

Mas é uma viagem a repetir... muitas vezes pelos vistos, se não arranjar casa depressa tenho que ficar em SanFran mais uns dias.

Cheguei a SF ainda a tempo de jantar com o pessoal do Contacto que está na Pousada e que finalmente resolveram olhar para o placar e ver que eu estava lá.

Comemos uma papa, que por aqui chamam Lasanha. Era de frango, mas não o vi e era congelada. A pousada tem cozinha com pratos, copos e talheres.

A Patrícia estava a dormir desde as 19h, o Diogo tinha acabado de chegar e ainda estava meio zombie com o jet-lag... mas depois de eu ter lavado a loiça, porque era o único que era casado e sabia fazê-lo... fomos dar uma volta antes de dormir, porque era cedo (aqui!) e tínhamos que regular as horas pelo horário local.

Fomos a uma Brewery (fáb. de cerveja) que se chama Thursty Bear... e que tem uma aparência engraçada e nem é muito cara. Uma cerveja $3, qualquer coisa como 600$00 com diferentes sabores. Eu bebi uma tipo Belga, feita com cascas de laranja... não era má. Mas a Rita bebeu uma Pilsener que sinceramente era um nojo...

Fomos dormir. Eram 23h. Finalmente consegui falar português com alguém sem ser eu mesmo... sim tenho andado a falar comigo, a chamar nomes a estes americanos que devem ter problemas nasais por falarem pelo nariz. Ah! E há malucos em toda a parte. Ontem em Market Street andava um chinoca rua a cima, rua a baixo com um placar a dizer "Empeach Clinton - 12 galáxias unidas pelos interesses de um universo" ou coisa parecida. E hoje estavam dois brancos, com placares à frente e trás a dizer que "a rainha da babilónia introduziu as orgias de drogas e álcool, junta-te a nos na luta contra ela".

Hoje vou levar a maquina fotográfica e vou começar a tirar umas fotos... só visto!!!

Quando cheguei ao quarto, o alemão contorcionista e faquir, já dormia, mas não tinha tomado banho e as suas lindas cuecas estavam penduradas ao lado da cama, além de que o cheiro no ar era de tudo menos de rosas.

O Coreano e o americano também estavam no quarto, mas estavam acordados. O Americano é muito simpático, mas desconfio que é homo. Hoje esteve a mostrar-me que é descendente do Rei João IV de Portugal e que indirectamente é ainda da Casa de Bragança e conhece o D. Duarte... impressionante o que o tipo sabe sobre a historia de Portugal... mas não lhe vale de muito. Continua a ser um reles americano, que tem a mala pintada de branco.

O coreano, foi jantar fora e pagou algo como 9 contos... estava doente.

Amanha escrevo mais. Estou aqui a ver uma sample de um produto destes tipos que parece um simulador de voo. Mas com uma definição que parece mesmo vídeo.