QUINTA-FEIRA, 19 DE JULHO DE 2001 L3

peter murphy
Warfield, 2 de Março de 2000

 

Apanhei o 20 das 6pm para SF. O concerto do Peter Murphy, começava às 8pm e eu combinei com o Diogo e o Nuno encontrarmo-nos à porta às 19h30m.

Depois de um hamburguer no Mac e umas pingas na moina até ao Warfield, tive 15m à espera do Nuno, com o Diogo e a Patrícia, a namorada do Diogo que chegou na quarta. Decidimos entrar e quando estávamos no bar a pedir um Vodka com limão, apareceu o Nuno. Vocês também não acreditam, mas o Vodka com limão é em regra mais barato que a cerveja, aqui na terra onde não se pode beber.

À porta do teatro deram-nos um lindo carimbo na mão direita com os dizeres "Over 21", para que pudéssemos beber bebidas alcoólicas. Mais tarde a Patrícia para ir fumar teve que sair do Teatro e ir para de trás das grades e recebeu mais um carimbo, mas agora na mão esquerda e com a forma de um volkswagen carocha. Isto é lindo... Um tipo vai a um concerto e recebe carimbos para tudo... Eu quando fui à casa de banho temi que me carimbassem a testa. Mas não, pediram-me o bilhete para entrar na sala do concerto... Mas eu estava dentro do teatro é porque tinha passado a porta e tinha bilhete. Cromos.

Peter Murphy - Fotografia de Samantha

Mas a noite de ontem foi uma cromisse pegada. Entrámos na sala e para nossa surpresa, a sala tinha mesas e o pessoal estava a comer a ver o concerto Parecia um cabaret. E como se não chegasse estavam todos vestidos como se fossem para o carnaval. Os Góticos saíram à rua com a sua melhor roupa. Eu já tinha visto a Família Adams, mas estar na presença de Mortos Vivos é que não. Havia um tipo que vestia um hábito de padre preto com uma cruz branca pintada na frente e com umas botas até ao joelho, que devem ter demorado meia hora a apertar, cada uma. Uma tipa de vestido comprido, de saia travada preto com os lábios pintados de preto e tão branca e tão magra que eu estava à espera de a ver sair de maca. Sem falar na Barbie que se pôs ao nosso lado a meio do concerto, loira artificial e com um casaco de pele de vaca até aos joelhos e de lábios vermelhos e quase dois metros de altura. Sei lá a fauna era fantástica mas amorfa...

Peter Murphy - Fotografia de Samantha

Na sala haviam corredores marcados com linhas amarelas e pretas. Ninguém, mas ninguém, sem ser o pessoal do teatro, podia estar para lá das fitas, no corredor. É impressionante como é que este pessoal obedece a estas coisas... Havia de ser na Ribeira.

Acerca do concerto... Bem! Quem já viu Peter Murphy, já viu tudo... Ou quase... As velhas danças do Pedrito, estavam lá todas... O manear das ancas e ombros, a dança à David Bowie, o apontar do foco para os diferentes músicos, o cantar para os focos de luz... Tudo como sempre. As diferenças maiores foram quando o Peter Murphy entrou sozinho com uma

guitarra eléctrica e tocou e cantou o Indigo Eyes em solo (foi assim que acabou o concerto antes dos 3 encores) e depois quando baixou um painel branco que ficou atrás dele e que devia de ter uma propriedade fluorescente que fixava as sombras quando havia flashes de luz... Espectacular. Excelente.

Mas foi um concerto a saber a pouco... E o mais surpreendente foi acabar o ultimo encore com o "Cuts You up" e eu e o Nuno sermos os únicos aos saltos e a dançar, quando o resto do pessoal até que dançou o resto do concerto. Será que eles não conheciam o tema? Parece-me pouco provável...

O Concerto acabou às 22h20m... A hora normal a que começa um concerto em Portugal... Estes americanos não são normais.

Dei um salto a casa da RM&P porque só tinha autocarro daí a uma hora. Vi os Simpsons e fui para casa.

Setlist    

Final Solution
Scarlet Thing In You
Wild Birds
Mirror To My Woman's Mind
Deep Ocean Vast Sea
Disappearing
I'll Fall With Your Knife
Crystal Wrists
Subway
The Sweetest Drop
Hit Song

- 1º Encore -
Indigo Eyes
Surrendered

- 2º Encore -
Roll Call Recall
Huuvola

- 3º Encore -
Cuts You Up

  Peter Murphy - Fotografia de Samantha


Com.Certos: Página L1 Col. 1