Regulamento

Capítulo 1 - Regras Gerais


Artigo 1º

(Natureza)

  1. O Sicó 96, é constituído por três provas de características diferentes de Orientação em Bicicleta Todo-o-Terreno (BTT), para equipas de dois elementos, que terá lugar na Serra do Sicó e área circundante, nos dias 30, 31 de Março e 1 de Abril de 1996.
  2. As provas realizar-se-ão segundo o calendário:
      Sábado, 30 de Março - Prova de média com recurso a road-book;
      Domingo, 31 de Março - Prova de orientação à carta e bússola;
      Segunda-Feira, 1 de Abril - Raid Maratona com carta de navegação.
  3. No Sicó 96 todos os participantes devem observar o presente regulamento e as demais normas específicas aplicáveis.

Artigo 2º

(Inscrição das equipas)

  1. A inscrição das equipas pode ser feita para o total das três provas que compõem o Sicó 96 ou apenas para a prova de Domingo 31 de Março: Prova de orientação à carta e bússola. Sendo o valor da inscrição nas três provas de 15.000$00 e da inscrição na prova de orientação de 6.000$00.
  2. Uma equipa só será considerada inscrita depois da entrega da respectiva ficha de inscrição devidamente preenchida e do respectivo pagamento efectuado, dentro do prazo estipulado.
  3. O prazo de inscrição termina no dia 23 de Março de 1996. Podendo a mesma ser feita pessoalmente no Núcleo de Espeleologia da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NEUA), na Associação Académica da Universidade de Aveiro ou por correio para:
    NEUA
    Campus Universitário de Santiago
    3800 Aveiro
    acompanhada de um cheque no valor da inscrição passado ao NEUA.
  4. É permitido o uso de todo e qualquer patrocínio por parte da equipa, à excepção da parte frontal da bicicleta, reservada à colocação das placas de identificação.
  5. As equipas inscrevem-se com a denominação que entenderem, a qual figurará na lista de inscritos.

Artigo 3º

(Constituição das equipas)

  1. As inscrições estão abertas a todas as equipas constituídas por dois elementos, podendo ser a equipa feminina, masculina ou mista, estando qualquer uma delas em igualdade de circunstâncias perante o presente regulamento.
  2. A inscrição de equipas com elementos menores de idade só será aceite juntamente com uma autorização por escrito assinada pelo encarregado de educação do menor.

Artigo 4º

(Substituição de Concorrentes)

  1. A constituição das equipas poderá ser alterada até às 9h do dia 30 de Março, se a equipa estiver inscrita nas três provas ou até às 9h do dia 31 de Março, se a equipa estiver inscrita apenas na prova de orientação.
  2. No decurso de uma prova é proibida a substituição de um participante por qualquer outra pessoa sob pena de desclassificação da equipa.
  3. As equipas inscritas nas três provas que constituem o Sicó 96, não poderão substituir qualquer um dos seus constituintes, depois da data referida em 1.

Artigo 5º

(Equipamento, Documentação e Assistência)

  1. Os participantes para além de disporem cada um deles de uma BTT, devem-se fazer acompanhar obrigatoriamente de capacete, bússola, apito e cantil. Aconselha-se ainda a utilização de um conta-kilómetros e de um sistema de transporte de Road-book/Mapa/Carta de Navegação.
  2. No secretariado serão entregues a cada equipa as placas de identificação e o seguinte material:
    • Prova de média com recurso a road-book: Dois road-books e um cartão de controlo
    • Prova de orientação à carta e bússola: Dois Mapas de orientação e um cartão de controlo
    • Raid Maratona com recurso a carta de navegação: Duas cartas de navegação e um cartão de controlo
  3. É obrigatório o uso do capacete de protecção e das placas de identificação durante o decorrer de todas as provas, sendo desclassificada toda a equipa que em qualquer instante se apresente sem os mesmos.
  4. As placas de identificação são pertença da organização e deverão ser obrigatoriamente devolvidas no fim da prova. O não cumprimento desta regra dará origem a uma penalização equivalente ao pior tempo/pontuação da prova.
  5. No decurso da prova os participantes poderão efectuar com os seus próprios meios reparações nas bicicletas, sendo contudo proibida a substituição dos quadros e/ou rodas, sob pena de desclassificação da equipa.
  6. Não é permitida qualquer assistência durante o decorrer da prova, a não ser em caso de acidente em que a assistência se torne obrigatória.

Artigo 6º

(Desistência)

  1. Por razões inerentes à sua própria segurança a desistência de equipas durante as provas deverá ser obrigatoriamente comunicada à organização à qual deve ser entregue o cartão de controlo e placas de identificação.

Artigo 7º

(Segurança)

  1. Os participantes devem cumprir todas as regras de trânsito quando utilizarem a via pública.
  2. A organização declina toda e qualquer responsabilidade sobre danos morais, físicos e materiais que eventualmente surjam no decorrer do Sicó 96.
  3. Todos os participantes devem ter em atenção a proibição de deitar lixo fora, fazer lume ou circular em campos cultivados ou caminhos particulares.

Artigo 8º

(Comportamento Anti-Desportivo)

  1. A adopção por parte dos participantes de atitudes anti-desportivas ou de comportamento desleal poderá implicar a desclassificação da equipa.

Capítulo 2 - Regras da Prova de Recurso a Road-book


Artigo 9º

(Natureza da Prova)

  1. A prova de média com recurso a road-book do Sicó 96, baseia-se no cumprimento pelas equipas, de um percurso assinalado num road-book, a realizar no tempo estipulado pela organização, com passagem por controlos de neutralização e de passagem.
  2. Os road-books serão entregues às equipas no momento da partida e nele está assinalado as instruções de percurso a seguir e o tempo a cumprir.
  3. A localização dos controlos de passagem e de neutralização será mantida secreta.

Artigo 10º

(Ordem de Partida)

  1. A atribuição dos números às equipas será feita por sorteio efectuado pela organização e será afixada no secretariado da prova, junto à Câmara Municipal de Pombal, 30 minutos antes de se iniciarem as partidas.
  2. A partida será dada com intervalos de dois minutos entre as equipas, de acordo com a ordem crescente da numeração atribuída.
  3. Se a equipa se apresentar à partida depois da hora fixada, a hora oficial de partida será a que tiver sido inicialmente fixada.

Artigo 11º

(Regras de Partida e Chegada)

  1. Nas partidas e chegadas é obrigatória a presença simultânea dos dois elementos da equipa, com as respectivas bicicletas e capacetes.
  2. Se os elementos da equipa se apresentarem num posto de neutralização ou na chegada, com tempos diferentes conta, para termos de pontuação, aquele que mais penaliza a equipa.
  3. A equipa cujos elementos se apresentem num posto de neutralização ou de chegada com uma diferença entre si maior que um minuto, será penalizada em 3600 pontos.

Artigo 12º

(Limite de Tempo da Prova)

  1. A prova tem o limite máximo de 7 horas.
  2. As equipas que ultrapassarem o limite de tempo da prova serão penalizados em 2 pontos por cada segundo.
  3. Os controlos de passagem e de neutralização serão levantados 8 horas depois da última equipa partir.

Artigo 13º

(Controlos de Passagem e de Neutralização)

  1. Nos controlos de neutralização estarão juízes da prova que assinalarão o tempo de passagem da equipa. As equipas que não cumprirem os tempos estipulados para os trajectos entre postos de neutralização, serão penalizadas em 1 ponto/seg.
  2. À equipa que falhar um controlo de neutralização será aplicada a penalização máxima nesse controlo acrescida de 3600 pontos.
  3. As equipas, nos controlos de neutralização, poderão restabelecer forças por um período de tempo a definir pela organização.
  4. Os controlos de passagem estão identificados no terreno através de um prisma cor de laranja (vulgo baliza de orientação). A falha de um controlo de passagem será penalizada em 600 pontos.

Artigo 14º

(Cartões de Controlo)

  1. Os cartões de controlo serão entregues a cada equipa no momento da partida e deverão ser picotados nos controlos de passagem, no quadrado respectivo.
  2. Os erros de picotagem implicam a atribuição da penalização respectiva à falha do controlo de passagem.
  3. A equipa tem que facultar, ao júri, o acesso ao cartão de controlo nos controlos de neutralização.
  4. A perda ou rasura do cartão de controlo implica a atribuição da penalização correspondente à falha de todos os controlos de passagem, acrescida de 3600 pontos.

Artigo 15º

(Outras Penalizações)

  1. Parar ou abrandar o andamento à vista do posto de controlo, com o objectivo de neutralizar tempo, penalizará a equipa em 600 pontos.
  2. A apresentação da equipa no controlo de neutralização ou de chegada em sentido diferente do assinalado pelo road-book, será penalizada em 600 pontos.
  3. A utilização de estradas ou caminhos interditos comprovada pela organização dará lugar à aplicação de uma penalização de 3600 minutos por cada vez que a infracção for cometida.
  4. A equipa que de alguma maneira fizer lixo será penalizada em 200 pontos.

Artigo 16º

(Classificação)

  1. A classificação geral será estabelecida adicionando as penalizações eventualmente aplicadas.
  2. A ordem de classificação será obtida pela menor pontuação. Em caso de empate vence a equipa que sofreu menos penalizações assinaladas no artigo 13º, ponto 2, 4, no Artigo 15º, ponto 1, 2 e no Artigo 11º, ponto 3.

Artigo 17º

(Reclamações)

  1. Apenas serão consideradas as reclamações assinadas pelos participantes e entregues no secretariado no prazo máximo de 30 minutos após a afixação dos resultados, acompanhadas de um depósito de Esc.: 5000$00 que será devolvido caso a reclamação seja atendida.

Capítulo 3 - Regras da Prova de Orientação à Carta e Bússola


Artigo 18º

(Natureza da Prova)

  1. A prova de Orientação à Carta e Bússola do Sicó 96, baseia-se no cumprimento pelas equipas, de um percurso a realizar no menor tempo e com a maior pontuação possível, com passagem por controlos obrigatórios e ou facultativos conforme constar no mapa.
  2. Os mapas são entregues a cada equipa no momento da partida e nele estão assinalados com números os pontos obrigatórios, e com letras os facultativos.
  3. A escolha do itinerário é livre.
  4. A localização dos controlos será mantida secreta até à entrega dos mapas.

Artigo 19º

(Ordem de Partida)

  1. A atribuição dos números às equipas será feita por sorteio efectuado pela organização e será afixada no secretariado da prova, junto à Câmara Municipal de Ansião, 30 minutos antes de se iniciarem as partidas.
  2. A partida será dada com intervalos de dois minutos entre as equipas, de acordo com a ordem crescente da numeração atribuída.
  3. Se a equipa se apresentar à partida depois da hora fixada, a hora oficial de partida será a que tiver sido inicialmente fixada.

Artigo 20º

(Regras de Partida e Chegada)

  1. Nas partidas e chegadas é obrigatória a presença simultânea dos dois elementos da equipa, com as respectivas bicicletas e capacetes.
  2. Se os elementos da equipa chegarem com tempos diferentes conta, para termos de pontuação, aquele que mais penaliza a equipa.
  3. A equipa cujos elementos se apresentem num posto de neutralização ou de chegada com uma diferença entre si maior que um minuto, será penalizada em 500 pontos.

Artigo 21º

(Limite de Tempo da Prova)

  1. A prova tem o limite máximo de 2.30 horas.
  2. As equipas que ultrapassarem o limite de tempo da prova serão penalizados em 10 pontos por cada dois minutos.
  3. Os pontos de controlo serão levantados 3.30 horas depois da última equipa partir.

Artigo 22º

(Controlos de Passagem)

  1. Os controlos de passagem obrigatórios e facultativos estarão identificados no terreno através de um prisma cor de laranja (vulgo baliza de orientação).
  2. As equipas serão penalizadas por cada controlo obrigatório não confirmado, em 50 pontos.
  3. Cada ponto facultativo dará uma bonificação de 10 pontos.

Artigo 23º

(Cartões de Controlo)

  1. Os cartões de controlo serão entregues a cada equipa no momento de partida e deverão ser picotados nos controlos de passagem, no quadrado respectivo.
  2. Os erros de picotagem implicam a anulação dos pontos em causa.
  3. A perda ou rasura do cartão de controlo implica a atribuição da penalização correspondente à falha de todos os controlos de passagem, acrescida de 500 pontos.



Artigo 24º

(Outras Penalizações)

  1. A equipa que de alguma maneira fizer lixo será penalizada em 50 pontos.

Artigo 25º

(Classificação)

  1. A classificação geral será estabelecida adicionando as penalizações eventualmente aplicadas e deduzindo as bonificações obtidas..
  2. A ordem de classificação será obtida pela menor pontuação. Em caso de empate vence a equipa com menor tempo na prova.
  3. Serão atribuídos prémios ao primeiro, segundo e terceiro classificados.

Artigo 26º

(Reclamações)

  1. Apenas serão consideradas as reclamações assinadas pelos participantes e entregues no secretariado no prazo máximo de 30 minutos após a afixação dos resultados, acompanhadas de um depósito de Esc.: 5000$00 que será devolvido caso a reclamação seja atendida.

Capítulo 4 - Regras do Raid Maratona


Artigo 27º

(Natureza da Prova)

  1. A prova raid maratona com recurso a carta de navegação do Sicó 96, baseia-se no cumprimento pelas equipas, de um percurso assinalado nas cartas de navegação, a realizar no menor tempo possível, com passagem por controlos de passagem.
  2. As cartas de navegação serão entregues às equipas no momento da partida.
  3. A localização dos controlos de passagem será mantida secreta.

Artigo 28º

(Ordem de Partida)

  1. A atribuição dos números às equipas será feita por sorteio efectuado pela organização e será afixada no secretariado da prova, junto à Câmara Municipal de ???, 30 minutos antes de se iniciarem as partidas.
  2. A partida será dada com intervalos de dois minutos entre as equipas, de acordo com a ordem crescente da numeração atribuída.
  3. Se a equipa se apresentar à partida depois da hora fixada, a hora oficial de partida será a que tiver sido inicialmente fixada.

Artigo 29º

(Regras de Partida e Chegada)

  1. Nas partidas e chegadas é obrigatória a presença simultânea dos dois elementos da equipa, com as respectivas bicicletas e capacetes.
  2. Se os elementos da equipa chegarem com tempos diferentes conta, para termos de pontuação, aquele que mais penaliza a equipa.
  3. A equipa cujos elementos se apresentem num posto de neutralização ou de chegada com uma diferença entre si maior que um minuto, será penalizada em 60 minutos.

Artigo 30º

(Limite de Tempo da Prova)

  1. A prova tem o limite máximo de 7 horas.
  2. As equipas que ultrapassarem o limite de tempo da prova sofrerão uma penalização igual ao tempo ultrapassado.
  3. Os controlos de passagem e de neutralização serão levantados 8 horas depois da última equipa partir.

Artigo 31º

(Controlos de Passagem)

  1. Os controlos de passagem estão identificados no terreno através de um prisma cor de laranja (vulgo baliza de orientação). A falha de um controlo de passagem será penalizada em 30 minutos.
  2. Em alguns controlos de passagem estarão juízes da prova que atestarão a passagem da equipa, com um carimbo ou marca no cartão de controlo. As equipas que falharem estes controlos serão penalizadas em 60 minutos.
  3. O carimbo ou marca referido em 2, só poderá ser aposto no cartão de controlo na presença dos dois elementos constituintes da equipa.

Artigo 32º

(Cartões de Controlo)

  1. Os cartões de controlo serão entregues a cada equipa no momento da partida e deverão ser picotados nos controlos de passagem, no quadrado respectivo.
  2. Os erros de picotagem implicam a atribuição da penalização respectiva à falha do controlo de passagem.
  3. A equipa tem que facultar o acesso ao cartão de controlo nos controlos de passagem com júri, de maneira a que este possa atestar a sua passagem.
  4. A perda ou rasura do cartão de controlo implica a atribuição da penalização correspondente à falha de todos os controlos de passagem, acrescida de 60 minutos.

Artigo 33º

(Outras Penalizações)

  1. A apresentação da equipa no controlo de passagem ou de chegada em sentido diferente do assinalado pela carta de navegação, será penalizada em 15 minutos.
  2. A utilização de estradas ou caminhos interditos comprovada pela organização dará lugar à aplicação de uma penalização de 60 minutos por cada vez que a infracção for cometida.
  3. A equipa que de alguma maneira fizer lixo será penalizada em 10 minutos.

Artigo 34º

(Classificação)

  1. A classificação geral será estabelecida adicionando as penalizações eventualmente aplicadas ao tempo total efectuado na prova
  2. A ordem de classificação será obtida pelo menor tempo. Em caso de empate vence a equipa que menos penalizou na prova.

Artigo 35º

(Reclamações)

  1. Apenas serão consideradas as reclamações assinadas pelos participantes e entregues no secretariado no prazo máximo de 30 minutos após a afixação dos resultados, acompanhadas de um depósito de Esc.: 5000$00 que será devolvido caso a reclamação seja atendida.

Capítulo 5 - Classificação no Sicó 96


Artigo 36º

(Classificação)

  1. A classificação geral será estabelecida adicionando as posições relativas das equipas, nas diferentes provas que constituem o Sicó 96.
  2. A ordem de classificação será obtida pela menor pontuação. Em caso de empate vence a equipa com melhor classificação na prova de orientação.
  3. Serão atribuídos prémios ao primeiro, segundo e terceiro classificados.

Capítulo 6 - Geral


Artigo 37º

(Casos Omissos)

  1. Os casos omissos a este regulamento serão decididos pela organização.

Artigo 38º

(Aceitação)

  1. A inscrição por parte de uma equipa no Sicó 96 ou na prova de orientação, significa a aceitação do presente regulamento, cuja aplicação e interpretação última se reserva à organização.